sábado, janeiro 06, 2007
O coelho maléfico
A escrita, como o sexo, está à disposição de todos. O resultado nem sempre é forçosamente o melhor, porém, permite dar-nos uma boa ideia da criatividade dos que nos rodeiam. Eis porque falaremos aqui da Nationial Novel Writng Month (NaNoWriMo para os mais íntimos). Este evento anual assenta sobre este principio: cada participante deve escrever um romance com cerca de 50 000 palavras (à volta de 175 páginas)... num mês. Começam a 1 de Novembro e terminam a 30, o mais tardar à meia noite. Nesse espaço de tempo, podíamos ver a sua progressão no site nanowrimo.org. A edição de 2006 conseguiu reunir 80 000 participantes de todos os cantos do mundo, dos quais apenas 13 000 conseguiram chegar ao fim da competição. Não tinham nada à sua espera, senão um pouco de auto estima.
As obras escritas desta maneira são para a maior parte das pessoas de pouco interesse, porém o mais importante é que: «NaNoWriMo está inteiramente baseada no poder mágico das deadlines*, explicam os organizadores. Dá um objectivo a alguém, insere-o numa comunidade de pessoas com o mesmo objectivo, e verás milagres acontecerem» (ainda que a impressa funcione sobre este principio, não há registo de nenhuma aparição da Virgem nas redacções). Durante este mês de frenético teclar, onde cada um pode escrever uma média de 1700 palavras por dia, os «Nano Writers» podem trocar conselhos e ideias nos fóruns do site. A 19 de Novembro «Isharell» deixava o tópico: «O que estão neste momento a fazer as vossas personagens?» «Thyasse» respondia: «Estão aprisionados por uma seita satânica, algures na Escócia, mas estão tentar fugir cavando um túnel com uma cenoura pontiaguda.» O romance do «Therevolution91» seguia a mesma linha: «A minha Personagem Feminina 1 está dizer ao primo e à Personagem Feminina Principal 2 que deve destruir o coelho maléfico que é causa de todos os seus problemas.»
A 28 de Novembro, «Pre-Heated-Death» inquietava a comunidade com uma importante questão: a sua Personagem Principal Masculina acabava de se deparar com um bonita rapariga chamada, sem dúvida, futura Personagem Principal Feminina, mas não sabia o que fazer dizer ao rapaz para iniciar a conversa de maneira um pouco abrupta. Uma alma sugere este ataque: «O seu pai não seria um terrorista? É que tem ar de ser uma bomba.» Um outro Nano Writer confiava na sua destreza: não tinha escrito 20 000 palavras e já quase todas as suas personagens estavam mortas (a intriga não é nada violenta), ora optou por escrever as ultimas 30 000 palavras num monologo interior. A única solução: a ressurreição.
E assim se dá por finda uma rubrica de 500 palavras, escrita num lapso de tempo, como convém.
Edouard Launet
Artigo publicado no jornal Libération. 21.12.06. (Proposta de tradução por João Machado-Entresede).
____
* Parágrafos (em inglês no original). (N. do T.)
Etiquetas: literatura