sábado, julho 01, 2006

 

A Internacional Socialista incita em discussão no Teerão uma resolução negociável sobre o programa nuclear do Irão

O presidente da Internacional Socialista, George Papandreou, e o secretário geral da Internacional Socialista, Luís Ayala, tiveram hoje reuniões no Teerão com o presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Manoucher Mottaki e o negociador chefe do programa nuclear iraniano, Ali Lajirani, para reiterar a posição da Internacional a favor de negociações que conduzam a uma solução sobre o programa nuclear no Irão.

Para a Internacional Socialista, a promoção da paz e da estabilidade, com base nos princípios da segurança comum e colectiva, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, foi sempre uma prioridade. A visita ao Teerão pôs de forma clara a convicção de longa data dos membros da Internacional que os esforços multilaterais baseados num diálogo sério entre as nações, são o único meio de resolver as questões desta natureza de uma forma significativa, justa e durável.

Durante as discussões no Teerão, foi sublinhado que a Internacional Socialista espera que possa ser encontrado um terreno comum que permita começar as negociações tendo em vista um acordo sobre a verificação do uso pacífico da tecnologia nuclear no Irão. Uma vez que a IS reconhece que existe agora oportunidade não só para reduzir as tensões e fazer avançar a segurança e estabilidade na região, mas também para reforçar o quadro da não proliferação nuclear ao nível mundial, que é uma das grandes prioridades da Internacional Socialista.

Depois desta visita, a Internacional espera contribuir no desejo de paz na região e no resto do mundo, onde os cidadãos procuram cada vez mais as propostas progressistas para pôr fim às disputas entre nações sem recorrer ao uso da força, assim como formas mais eficazes de gestão politica mundial que possam assegurar um futuro mais promissor para todos.

Artigo da Internacional Socialista do dia 26 de Junho de 2006 (traduzido do francês por João Entresede)


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?