quinta-feira, setembro 14, 2006
Jonathan Littell favorito para grande prémio literário em França
O norte-americano Jonathan Littell é considerado favorito a um dos dois grandes prémios literários franceses, o Goncourt ou o Renaudot, que anunciaram uma primeira selecção dos candidatos.
O livro "Les bienveillantes", publicado em França no final de Agosto, tem 900 páginas e é a confissão na primeira pessoa de um antigo oficial nazi dos esquadrões das SS, sendo já um êxito de vendas.
Com uma tiragem inicial de 12 mil exemplares, o livro já teve mais quatro edições, com um total de 110 mil exemplares.
"Houve uma pressão enorme, as encomendas não param. Isso deve-se à ambição do livro, ao seu tema e ao facto de não ter sido um `best- seller` programado", indicou a editora Gallimard.
Dos 475 romances franceses publicados para a "rentrée" literária, apenas 20 estão na corrida para um dos dois grandes prémios literários do Outono.
O nome de Jonathan Littell faz parte das duas listas e é apontado como favorito nos meios literários. O autor é filho de Robert Littell, um dos principais nomes do romance de espionagem.
Atribuído desde 1903, o Goncourt é o mais prestigiado dos prémios literários de França, sendo, tal como o Renaudot, anunciado a 6 de Novembro.
A 26 de Outubro será anunciado o prémio para romance da Academia francesa e a 14 de Novembro o prémio Interallié (inicialmente destinado a escritores jornalistas).
Agência Lusa