terça-feira, janeiro 02, 2007

 

Na UMP, ou Sarkozy ou em Branco

De suspense há muito pouco. Na UMP, os aderentes vão eleger um e único candidato às presidenciais, naturalmente Nicolas Sarkozy. Desde terça-feira de manhã, os membros do partido começaram a votar por internet para o único candidato em jogo, num processo que terminará a 14 de janeiro.

Os militantes nem têm a possibilidade de votar «não», tendo apenas que escolher entre um boletim favorável ou em branco. A única incógnita desta eleição será, portanto, a taxa de participação e a percentagem de votos em branco.

Isto é, as eleições da UMP não convencem. Em tempos, pensámos que a ministra da Defesa, Michèle Alliot-Marie, ia desafiar Sarkozy. Mas não. Renunciou à apresentação da sua candidatura, bem como os outros potenciais candidatos da UMP. Face a esta situação, muitos interrogam-se quanto ao interesse de manter esta consulta. «Quando se avança com um processo eleitoral, não é porque há apenas um candidato», declarou terça-feira Valérie Pécresse, o porta voz da UMP. «Nós temos desde 31 de Dezembro 33.6838 aderente, que começaram a votar desde desta manhã, acrescentou. Os votos em branco serão evidentemente contabilizados (...). Os que não querem votar Nicolas Sarkozy não são obrigados a faze-lo.»

Para o presidente da UMP, é uma maneira de relançar a sua campanha na Internet, que esteve um pouco apagada nestas últimas semanas. Neste inicio de ano, o ministro do Interior rivalizou com Ségolène Royal na apresentação dos seus votos por vídeo. E terça-feira, na UMP, opunha-se o estilo «amador falso» da candidata socialista ao estilo «cuidado» do presidente da UMP.


Artigo publicado no jornal Libération - 2.01.07. (Proposta de tradução por João Machado-Entresede)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?